Por uma arquitetura essencial.

14.9.10

Mario Botta

Mario Botta nasceu em 01 de abril de 1943, na cidade de Mendrisio, Ticino - Suíça. Sua atividade profissional começou aos 15 anos de idade quando abandonou os estudos e foi trabalhar como desenhista no escritório deTita Carloni e Luigi Camanish (dois importantes arquitetos da região do Ticino). Somente depois da experiência profissional, Mario Botta acreditou estar preparado para estudar Arquitetura.

Como na região onde habitava não havia escolas de Arquitetura na ocasião, havia a opção de estudar em Zurique, Milão ou Veneza. Mario Botta optou por Veneza, embora tenha estudado na Escola de Arte de Milão,antes de iniciar o curso de Arquitetura no Instituto Universitario di Architettura (IUA), em Veneza, onde se graduou em 1969.

Sua obra possui influências da arquitetura de Le Corbusieur, Louis Kahn e Carlo Scarpa, com quais teve contato durante o curso em Veneza. Carlo Scarpa foi, além de professor, orientador de sua tese.Iniciou sua atividade de arquiteto em 1970, em Lugano, Itália.


Entre suas criações recentes está o projeto do Spá Tschuggen Berg Oase, em Arosa na Suíça. O Spa Tschuggen Berg Oase é um anexo do Tschuggen Grand Hotel. Para levar luz natural aos quatro andares do spá, foram construídas no telhado nove estruturas de vidro parecidas com gomos de laranja, as tais “árvores luminosas”. Em seu interior, piscinas, sauna e sala de meditação. Mario Botta também criou uma caverna em que o visitante, após passar por uma cortina de água, pode experimentar diversas sensações térmicas, como uma chuva de verão, uma tempestade de inverno ou neblina.

Algumas imagens do Spá abaixo: