Por uma arquitetura essencial.

17.5.11

Certificação LEED

O QUE É LEED?

O USGBC (United States Green Building Council), uma entidade independente e sem fins lucrativos, desenvolveu o sistema de certificação LEED, sendo a única capacitada a fornecê-lo.

O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) através de um sistema de pontuação, certifica (ou não) edificações novas e existentes como sustentáveis. O LEED 2009 for New Construction and Major Renovations é usado no caso de edifícios comerciais (em geral), institucionais e residenciais com mais de quatro pavimentos, incluindo também as grandes reformas ou renovações.

Ele se baseia nos princípios de conservação ambiental e energética, sendo dividido em cinco categorias: Espaço Sustentável, Uso Racional da Água, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade Ambiental Interna.

Cada uma destas categorias é formada por itens que são pré-requisitos (portanto obrigatórios) e créditos.Quando estes créditos são atingidos ganham-se pontos, que somados classificam a edificação como Certificada ou Verde (40 a 49 pontos), LEED Prata (50 a 59 pontos), LEED Ouro (60 a 79 pontos) ou LEED Platina (80 ou mais pontos, podendo chegar a 110).


ALGUNS DADOS SOBRE GREEN BUILDINGS





10.5.11

Biodiversidade

A cidade de Basel aprovou uma lei que obriga toda nova construção com um teto reto a torná-lo verde. Através dos fundos proporcionados por uma lei que criou um "fundo de conservação de energia" em 1995, a cidade fornece informações para que estes tetos sejam também propícios para a biodiversidade urbana.
Estudos feitos durante os anos 90 - quando vários tetos verdes foram instalados na cidade - mostraram que, se construídos seguindo certas especificações, eles possibilitam a criação de um habitat para aves, insetos e outras espécies mais raras e endêmicas à região.



A lei obriga toda nova construção com um teto reto a torná-lo verde. Através dos fundos proporcionados por uma lei que criou um "fundo de conservação de energia" em 1995, a cidade fornece informações para que estes tetos sejam também propícios para a biodiversidade urbana.
Estudos feitos durante os anos 90 - quando vários tetos verdes foram instalados na cidade - mostraram que, se construídos seguindo certas especificações, eles possibilitam a criação de um habitat para aves, insetos e outras espécies mais raras e endêmicas à região.
Criado com o propósito de insulação, o teto verde da Estação de Tratamento de Água de Wollishofen que existe desde 1914 simula as condições pantanosas do entorno. Os tetos da estação no entanto, apresentam 175 espécies de plantas diferentes, sendo algumas delas orquídeas que correm o risco de extinção.
Deste modo, a cidade passou a ver tais ações não só do ponto de vista da economia de energia e ornamental, mas também como um importante meio de manter a biodiversidade urbana.


Meio Ambiente


A modelo e embaixadora da Boa Vontade Gisele Bündchen foi eleita Cidadã Ambiental Global 2011, pela universidade de Harvard. A entrega do prêmio foi realizada no dia 6 de maio, em Nova York.

Todos os anos o Centro de Saúde e Meio Ambiente Global da Harvard Medical School reconhece indivíduos que tenham feito contribuições para propagar a necessidade de proteger o ambiente global e sensibilizar a população sobre a urgente necessidade de protegê-lo. O prêmio já foi entregue a personalidades como o príncipe Charles e Al Gore.

Emocionada com a premiação, a modelo compartilhou com seus seguidores do Twitter a mensagem:

"O meio ambiente sempre foi uma das minhas paixões! E para que as gerações futuras também possam desfrutar de suas maravilhas e viverem em um mundo virtuoso, precisamos ter atitudes sustentáveis, hoje!".

A top, que tem como uma de suas paixões o meio ambiente, coleciona ações em prol da preservação da natureza desde 2004, quando esteve pela primeira vez em uma tribo indígena no Xingu/Amazônia.

Abaixo um vídeo como exemplo a sua luta pelo meio ambiente e como Embaixadora da Boa Vontade da ONU.



Fonte e mais informações em: [http://www.ecodesenvolvimento.org.br]