Por uma arquitetura essencial.

15.11.10

Casa Grelha


No terreno de 22 alqueires, na Serra da Mantiqueira, apenas uma área de 65mil m2 não é coberta pela exuberante mata virgem, de proteção permanente.

Nessa área de topografia bastante acidentada, onde afloram grandes pedras cercadas de araucárias, escolheu-se um pequeno vale protegido dos ventos e próximo à mata.


Esse lugar é o encontro dos trajetos naturais do pedestre: é o local para onde se dirige aquele que chega ao terreno, é por ali que se acessa a trilha que adentra a mata e por onde se acessa o topo do morro que descortina uma impressionante vista.

Segundo Fernando Forte, do escritório Forte, Gimenes & Marcondes Ferras Arquitetura, responsável pela arquitetura da casa, três questões nortearam a concepção do projeto: a demanda por uma residência térrea, a vontade de se estabelecer relação direta com o terreno e a natureza, e ainda a necessidade de se observar a privacidade entre os membros da família, embora o programa principal da residência devesse estar em uma única construção.

Outro fator considerado foi a grande umidade da região, que sugeria uma casa elevada do solo.



A casa é organizada em uma grelha estrutural com módulos de 5,5 m x 5,5 m. Esta grelha se apóia em pilares de concreto e fica inteiramente solta do terreno, o que possibilita a construção de uma casa térrea, num terreno bastante acidentado. Como a casa está implantada num vale, é possível passar por baixo da enorme estrutura. Para se evitar uma grande quantidade de pilares sob a casa, vigas-vagão de aço, com 11 metros de comprimento, foram instaladas, diminuindo o número de pilares que chegam ao terreno para pouco mais da metade. Com um pino central, três cabos tencionados e formato triangular, esta viga funciona de forma semelhante à de uma tesoura de telhado invertida. O pino recebe a carga do pilar imediatamente acima e os cabos a transferem para as pontas desta viga, de onde a carga é passada para os pilares que chegam até o solo.




Ficha Técnica

Localização: Serra da Mantiqueira, SP
Projeto/Construção: 2005/2007
Área do terreno/construída: 22 alqueires / 2.000m² (Residência) + 300m² (Pavilhão de Lazer)
Arquitetura: Forte, Gimenes & Marcondes Ferras Arquitetura S/C Ltda

Estrutura: Yopanan Rebello
Paisagismo: CAP Paisagismo – Sidney Linhares e Fernando Chacel
Iluminação: Studio IX – Guinter Parschalk
Construtora: Tecnocasa Construções Ltda
Estrutura Metálica: MCG Estruturas

Fonte:[ http://www.metalica.com.br/casa-grelha/ ]



Nenhum comentário:

Postar um comentário